Alimentos para aumentar a imunidade

Aumentar a imunidade é uma das maneiras de manter o organismo livre de doenças. Como se fosse uma fortaleza, o sistema imunológico é uma espécie de muralha que garante as defesas do seu corpo. O inimigo? Os mais diversos problemas que podem atrapalhar nossas funções.  

Trata-se de uma estrutura complexa formada por órgãos, tecidos e células que atuam no combate aos invasores externos. Assim, esse conjunto de guardiões é responsável por promover a imunidade, ou seja, o equilíbrio do organismo a partir de uma resposta coordenada aos ataques patogênicos (bactérias, vírus e outros micro-organismos).

Portanto, manter uma alimentação equilibrada é essencial para aumentar a imunidade, já que o que comemos reflete em nossa saúde. 

Nosso sistema imunológico tem várias reações bioquímicas que necessitam de minerais, vitaminas e aminoácidos para funcionar corretamente. Tudo isso, adquirimos tendo uma alimentação saudável e balanceada.

Por isso, a dica para turbinar a imunidade é consumir comida de verdade, especialmente frutas e vegetais. Com isso, procure ingerir até cinco porções por dia – três frutas e duas de vegetais variados. 

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A força dos alimentos para aumentar a imunidade

Vegetais verde-escuros

São ricos em ácido fólico, nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pelo sistema imunológico. Portanto, aposte em brócolis, couve, espinafre, rúcula e agrião.

Frutas cítricas

Laranja, limão, acerola: todas essas frutas são cheias de vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência imunológica.

Oleaginosas

Inclua castanhas, nozes, amêndoas e avelãs na alimentação. Elas possuem grandes quantidades de vitamina E, além de zinco, importante para defender o corpo contra resfriados e gripes.

Tomate

O licopeno, principal nutriente do tomate, é um forte aliado não só da imunidade, mas também da prevenção de doenças cardiovasculares também.

Óleo de coco

O ácido láurico e o ácido cáprico, ambos presentes no óleo de coco, têm a propriedade de modular o sistema imunológico.

Gengibre

Apresenta vitaminas C e B6. Além disso, atua como bactericida.

Pimenta

O betacaroneto presente nas pimentas ajuda a proteger o corpo contra diferentes doenças.

Lichia

É fonte de vitamina C e também possui antocianina, importante para o sistema imunológico.

Cebola

Inclua a cebola na alimentação. Assim, garanta substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas.

Alho

O organismo fica protegido por conta das vitaminas A, C e E, que compõem a lista de nutrientes presentes no alho.

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