Asma: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas

Crises asmáticas afetam muitas pessoas, porém, há alguns alimentos ajudam a aliviar a asma e seus incômodos típicos. Em resumo, trata-se de uma inflamação crônica em que o diâmetro das vias respiratórias diminui e a respiração se torna difícil. Entre seus sintomas mais comuns estão dificuldade para respirar, chiado, sensação de aperto no peito e respiração ofegante.

A asma deve ser tratada por um médico, e os medicamentos para crises devem estar sempre à mão. Porém, a alimentação pode e deve ser utilizada como uma aliada na hora de aliviar a doença. Saiba mais:

Alimentos que ajudam a aliviar asma

Fontes de vitamina D

A vitamina D age a favor do sistema imunológico. Por isso, alimentos ricos nessa vitamina são alguns dos melhores para quem sofre de asma. Assim, ao fortalecer a imunidade, alivia os sintomas típicos da inflamação crônica. Onde encontrar:

Ômega-3

A princípio, fontes de ômega-3 aliviam os sintomas da asma pois são alimentos anti-inflamatórios. O ômega-3 é um ácido graxo importante para a saúde, especialmente para a imunidade. Além disso, beneficia também a saúde dos pulmões, por isso ajuda pacientes de asma. Fontes:

Folhas verdes escuras

Nutritivas, as folhas verdes escuras contêm magnésio (promove o relaxamento muscular, o que facilita a respiração), bem como uma grande presença de antioxidantes, que fortalecem a imunidade. Inclua na alimentação:

Ainda, outras fontes de magnésio são: oleaginosas, leguminosas, frutos do mar e vegetais crucíferos, como o brócolis.

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Vitamina A e vitamina C

A vitamina A e a vitamina C são anti-inflamatórias e, por isso, podem impactar a saúde de forma positiva em muitos sentidos, inclusive aliviando os sintomas de crises asmáticas, além de fortalecer a imunidade e prevenir inflamações e infecções – que podem afetar o pulmão. Além disso, a vitamina C ajuda a controlar a liberação de histamina, a principal substância responsável por crises de asma. Assim, vale consumir:

  • Ovo (vitamina A)
  • Leite e derivados (vitamina A)
  • Talos de verduras (vitamina A)
  • Legumes amarelos e de tons vermelhos, como a cenoura (vitamina A)
  • Frutas cítricas (vitamina C)
  • Couve (vitamina C)

Selênio

O selênio é naturalmente anti-inflamatório, bem como ajuda na eliminação das toxinas que poderiam prejudicar a respiração e ocasionar crises asmáticas. Por fim, o mineral pode ser encontrado nos alimentos abaixo:

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo