Melhores alimentos para quem sofre de artrite

A artrite é um problema que afeta as articulações, causando dores e rigidez no sistema articular. Além de tratamento específico e exercícios físicos, também existem alimentos que são recomendados para aliviar os típicos sintomas da artrite.

Artrite: Alimentos que ajudam a aliviar seus sintomas

Fontes de ômega-3

Ômega-3 é um ácido graxo anti-inflamatório que ajuda a aliviar as dores causadas pela artrite. Assim, é recomendado para quem sofre desse problema consumir alimentos ricos nessa gordura boa.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas contêm grande quantidade de antioxidantes em sua composição, como a antocianina. Por isso, são recomendadas para combater os sintomas incômodos da artrite. Além disso, demais alimentos ricos em antioxidantes também são boas opções.

Vegetais e verduras verdes

Os vegetais e as verduras de cor verde são altamente nutritivas, pois contêm uma grande quantidade de minerais, bem como de antioxidantes importantes. Por isso, as folhas como couve e vegetais crucíferos, como o brócolis, são recomendados.

Peixes

Os peixes são fontes de proteínas, ômega-3 e demais ácidos graxos, bem como de antioxidantes. Portanto, são recomendados em caso de artrite. Além disso, segundo um estudo desenvolvido na Alemanha, os óleos de peixes também podem ajudar a combater os sintomas da artrite devido à ação anti-inflamatória.

Frutas cítricas e fontes de vitamina C

A princípio, muitas pessoas veem apenas as frutas cítricas como as melhores fontes de vitamina C. Porém, a vitamina também pode ser encontrada em alimentos como brócolis e couve.

Leia também: Alimentos com mais vitamina C que a laranja

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo