Artrite reumatoide: Alimentos que aliviam os sintomas

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e autoimune (quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano) que atinge as articulações, inclusive as das mãos e dos pés. É uma condição que não possui cura. Porém, o tratamento pode aliviar os sintomas e, nesse sentido, alguns alimentos também podem ajudar. O papel da dieta (emagreça com o Tecnonutri) no tratamento da artrite vem sendo cada vez mais estudado.

Refeição de Dieta Low Carb

Sintomas da artrite reumatoide

Os sintomas mais comuns da artrite reumatoide podem variar conforme o estágio da doença. No começo costuma ser mais leves: fadiga (cansaço extremo), dores musculares, perda de peso, febre baixa, formigamento nas mãos e mais. Posteriormente, tem início dores e inchaço nas articulações. Outros possíveis sintomas são a anemia e o aparecimento de nódulos ou vermelhidão na pele.

Leia mais: Melhores alimentos para quem sofre de artrite

Melhores alimentos para quem sofre de artrite reumatoide

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são naturalmente anti-inflamatórias. São algumas das melhores fontes de antioxidantes, especialmente a antocianina. Por isso, incluir frutas como morango, framboesa, cereja, amora e mirtilo na alimentação alivia os sintomas da artrite, pois suas propriedades reduzem a inflamação das articulações.

Abacate

O abacate é uma excelente fonte de gorduras boas e por isso é um alimento comumente associado à boa saúde cardiovascular. Porém, não é apenas o coração que se beneficia de seu consumo, mas as articulações também, pois sua abundância em ácidos graxos torna-o anti-inflamatório. Sendo assim, ele alivia os sintomas da artrite.

Leia também: Artérias obstruídas: Melhores alimentos para prevenir e tratar

Azeite de oliva

Outra excelente fonte de ácidos graxos é o azeite de oliva, pois atenua as inflamações.

Leia mais: Azeite de oliva pode prevenir demência, diz estudo

Oleaginosas

As oleaginosas são um grupo alimentar formado por castanhas ricas em óleos, ou seja, elas são fontes de gorduras boas (ácidos graxos), assim como o abacate e o azeite de oliva. Por isso, para pacientes de artrite reumatoide, recomenda-se o consumo de, por exemplo, nozes. pistache, avelã e companhia.

Salmão

O salmão é um peixe rico em gorduras boas, como o ômega-3, e em antioxidantes (principalmente a astaxantina), o que o torna uma excelente opção para quem deseja aliviar inflamações de todos os tipos.

Outros alimentos recomendados para pacientes de artrite reumatoide são:

Alimentos que devem ser evitados por quem sofre de artrite reumatoide

Certos alimentos não são indicados, pois podem provocar processos inflamatórios no organismo. Por isso, alimentos exageradamente ricos em açúcar e sal, por exemplo, devem ser evitados ao máximo, assim como as bebidas alcoólicas e os alimentos ricos em gordura saturada.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo