7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão

Você sabia que existem alimentos anti-inflamatórios? A inflamação é uma resposta natural do nosso corpo ao combate a doenças. Mas, quando fica fora de controle, ela pode se tornar crônica e levar a uma série de problemas de saúde.

“Pouca gente sabe, mas a inflamação crônica é uma das maiores responsáveis pelo aparecimento de doenças e desequilíbrios como artrite, problemas no coração, diabetes, obesidade, distúrbios neurológicos e até câncer”, explica a nutricionista Fernanda Scheer, de São Paulo, especialista em nutrição funcional. “A condição também é  motivadora de outras crises no organismo, como dor de cabeça, celulite e problemas intestinais”. 

Além disso, quanto mais inflamado, maior é a tendência do organismo a acumular tecido adiposo – o que explica os quilos a mais.

A boa notícia é que a solução para conter esse quadro está no prato, pois existem alimentos anti-inflamatórios. “Devemos e podemos buscar na alimentação certas substâncias que diminuem esse processo inflamatório indesejado”, acrescenta Fernanda. 

Confira alguns alimentos anti-inflamatórios que atenuam os radicais livres e as toxinas:

Couve 

Além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, a couve é nutritiva e oferece vários benefícios à saúde. O vegetal é rico em antioxidantes que agem contra os radicais livres, é fonte de vitamina K, tornando-se anti-inflamatório e uma aliado contra o câncer. 

Cogumelo

Excelente para o sistema imune e anti-inflamatório, ele pode ser preparado na manteiga ghee ou consumido em forma de extratos e suplementos.

Gengibre

A raiz está na lista de alimentos anti-inflamatórios, pois estimula a atividade dos leucócitos, que são nossas células de defesa, e modula a produção de substâncias inflamatórias que desencadeiam doenças, graças à presença das vitaminas C e B6. 

Cúrcuma ou açafrão da terra

Repleta de  curcumina, a especiaria é um potentes anti-inflamatório natural. Adicione no arroz, chás, sucos, ou até mesmo no leite de castanhas. Coloque uma pitada de pimenta preta para melhorar a absorção.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) com a Low Carb. Clique para saber mais

Salmão selvagem

Esse peixe de água fria é rico em Ômega 3 e ajuda também na saúde do nosso cérebro. No sushi, grelhado ou assado no forno, não tem erro.

Abacate  

O abacate possui nutrientes que auxiliam na desintoxicação do fígado. O fruto é rico em beta-sitosterol, uma substância que age como um anti-inflamatório natural. Ainda possui ação antioxidante.

Moringa 

A folha é rica em flavonoides, isotiocianatos e ácidos fenólicos que, além de nutrir, exercem um grande papel anti-inflamatório. 

Leia também: Motivos para colocar couve na sua dieta

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo
Jornalista, editora sênior de nutrição, saúde e bem-estar.