Maneiras fáceis de tornar a alimentação saudável mais barata

Quer uma alimentação saudável mais barata, mas acha isso impossível? Ao contrário da crença popular, essas duas coisas não são mutuamente excludentes. É viável fazer melhores escolhas alimentares sem gastar uma fortuna. 

Muitos desistem de começar uma dieta equilibrada por pensar nos custos que terão. Isso porque logo aparece aquela ideia de que se gasta muito para seguir um estilo de vida mais equilibrado.

Porém, não é preciso prejudicar as finanças para manter uma alimentação de qualidade. É possível emagrecer com sugestões de refeições simples e com alimentos acessíveis na dieta. O segredo? Você só precisa saber o que e como escolher. 

O primeiro passo para ter uma alimentação saudável mais barata é cozinhar em casa. Refeições caseiras são mais nutritivas e acessíveis do que pedir comida ou comer em restaurantes. E, existem várias etapas simples para comer (e comprar) ingredientes mais saudáveis ​​e mesmo assim economizar. Siga essas dicas:

Aposte em proteínas mais baratas

Além de injetar alguma variedade na dieta, fontes de proteína mais baratas oferecem criatividade às refeições. Sim, os peitos de frango desossados ​​e sem pele são uma opção saudável. Mas, se você optar por um frango inteiro, é mais barato e oferece mais cortes para trabalhar. Com isso, dá para transformar os peitos em uma salada, usar a carne da coxa para uma sopa saudável e preparar as sobrecoxas na grelha. 

Além disso, feijão e lentilha são excelentes fontes de proteína e uma maneira fácil de preparar sopas e outros pratos sem gastar mais. 

Da mesma maneira, vale fazer dos ovos parte de suas listas regulares de compras. Eles são versáteis e um ótimo complemento para saladas, lanches saudáveis ​​e jantares fáceis, como omeletes ou quiche.

Compre no atacado

Compras no atacado e a granel de alimentos poucos perecíveis, como grãos, sementes e oleaginosas, são uma ótima maneira de economizar. Assim, com os alimentos sempre à mão e em maior quantidade, fica fácil ter uma alimentação saudável mais barata.

Leia também: Como montar uma lista de compras saudável

Planeje e prepare as refeições

O planejamento de refeições pode parecer mais uma coisa a acrescentar à agenda já ocupada. Contudo, prometemos que esse hábito torna a alimentação saudável (e a alimentação em geral) significativamente mais fácil e barata. Como ponto de partida, tente reformular a maneira como considera a preparação de refeições. Isso não significa que tenha que passar o fim de semana inteiro cozinhando e separando os alimentos. Mas, em vez disso, comece formulando um menu para o qual recorrer durante a semana. Assim, um plano de ação claro (lista de compras incluída) facilita muito. Depois de começar a organizar seus horários de refeições com antecedência, pode preparar lotes de grãos, vegetais e proteínas com antecedência e congelar. 

Faça compras em lojas de alimentos especializados

Temperos, azeites e especiarias, por exemplo, podem ser caros por uma pequena quantia no supermercado. Porém, comprando pacotes e garrafas em lojas especializadas é possível economizar mais. O mesmo vale para grãos, nozes e outros itens.

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