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Maneiras fáceis de tornar a alimentação saudável mais barata

Quer uma alimentação saudável mais barata, mas acha isso impossível? Ao contrário da crença popular, essas duas coisas não são mutuamente excludentes. É possível fazer melhores escolhas alimentares sem gastar uma fortuna. 

Muitos desistem de começar a dieta por pensar nos custos que terão. Isso porque logo aparece aquela ideia de que se gasta muito para seguir um estilo de vida mais equilibrado.

Porém, não é preciso prejudicar as finanças para manter uma alimentação de qualidade. É possível emagrecer com sugestões de refeições simples e com alimentos acessíveis na dieta. O segredo? Você só precisa saber o que e como escolher. 

O primeiro passo para ter uma alimentação saudável mais barata é cozinhar em casa. Refeições caseiras são mais nutritivas e acessíveis do que pedir comida ou comer em restaurantes. E, existem várias etapas simples para comer (e comprar) ingredientes mais saudáveis ​​e mesmo assim economizar. Siga essas dicas:

Aposte em proteínas mais baratas

Além de injetar alguma variedade na dieta, fontes de proteína mais baratas oferecem criatividade às refeições. Sim, os peitos de frango desossados ​​e sem pele são uma opção saudável. Mas, se você optar por um frango inteiro, é mais barato e oferece mais cortes para trabalhar. Com isso, dá para transformar os peitos em uma salada, usar a carne da coxa para uma sopa saudável e preparar as sobrecoxas na grelha. 

Além disso, feijão e lentilha são excelentes fontes de proteína e uma maneira fácil de preparar sopas e outros pratos sem gastar mais. 

Da mesma maneira, vale fazer dos ovos parte de suas listas regulares de compras. Eles são versáteis e um ótimo complemento para saladas, lanches saudáveis ​​e jantares fáceis, como omeletes ou quiche.

Compre no atacado

Compras no atacado e a granel de alimentos poucos perecíveis, como grãos, sementes e oleaginosas, são uma ótima maneira de economizar. Assim, com os alimentos sempre à mão e em maior quantidade, fica fácil ter uma alimentação saudável mais barata.

Leia também: Como montar uma lista de compras saudável

Planeje e prepare as refeições

O planejamento de refeições pode parecer mais uma coisa a acrescentar à agenda já ocupada. Contudo, prometemos que esse hábito torna a alimentação saudável (e a alimentação em geral) significativamente mais fácil e barata. Como ponto de partida, tente reformular a maneira como considera a preparação de refeições. Isso não significa que tenha que passar o fim de semana inteiro cozinhando e separando os alimentos. Mas, em vez disso, comece formulando um menu para o qual recorrer durante a semana. Assim, um plano de ação claro (lista de compras incluída) facilita muito. Depois de começar a organizar seus horários de refeições com antecedência, pode preparar lotes de grãos, vegetais e proteínas com antecedência e congelar. 

Faça compras em lojas de alimentos especializados

Temperos, azeites e especiarias, por exemplo, podem ser caros por uma pequena quantia no supermercado. Porém, comprando pacotes e garrafas em lojas especializadas é possível economizar mais. O mesmo vale para grãos, nozes e outros itens.

Leia também: Dieta: 40 alimentos baratos e saudáveis

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