O que acontece com o corpo quando você se alimenta de forma saudável

Nosso corpo passa por transformações quando adotamos hábitos mais saudáveis, porém, exatamente o que acontece quando você se alimenta de forma saudável?

Um corpo mais forte e bem nutrido ajuda na melhora da qualidade de vida de forma geral. Além disso, quando alteramos nossa forma de se alimentar, é possível que nosso paladar se readapte e, assim, podemos conhecer novos alimentos e sabores.

A reação do corpo quando você se alimenta de forma saudável

A princípio, é preciso lembrar que se alimentar de forma saudável vai muito além do que seguir uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) específica por um tempo determinado. Dessa forma, se alimentar de forma saudável configura-se como um estilo de vida, assim como praticar exercícios.

Porém, não significa que manter uma alimentação saudável seja uma tarefa simples, afinal, há dias e dias e, por vezes, sentimos vontade de consumir alimentos não tão saudáveis assim. Entretanto, uma vez que a prática se torna um hábito, ele dificilmente será quebrado.

Em resumo, há alguns princípios que devem ser seguidos quando pensamos em alimentação saudável:

  • Evitar alimentos processados e industrializados de forma geral;
  • Privilegiar macronutrientes e não calorias;
  • Reduzir o consumo de bebidas e alimentos ricos em açúcar adicionado;
  • Preste atenção ao tamanho das porções.

Leia mais: Como devo me organizar para ter uma alimentação saudável

O que acontece com o corpo quando você se alimenta de forma saudável

Melhora generalizada da saúde

Não apenas a imunidade é fortalecida, mas a saúde de forma geral é beneficiada. Resumidamente, esses benefícios se manifestam de algumas maneiras: haverá diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, bem como de obesidade. Um dos efeitos positivos mais notáveis é o melhor controle da pressão arterial.

Leia mais: Como manter uma alimentação saudável sem precisar fazer

Mais foco e disposição

A melhor nutrição do corpo ajuda a garantir maior disposição para executar as tarefas do dia a dia, como trabalhar. Afinal, a riqueza nutricional dessa alimentação garante mais energia, o que também é excelente para quem pratica exercícios físicos.

Leia também: Como transformar a alimentação saudável em um estilo de vida

Funcionamento intestinal regulado

Não é incomum que muitas pessoas tenho problemas com a chamada “prisão de ventre”, ou seja, a constipação. Porém, uma dieta balanceada e rica em nutrientes proporciona um ambiente saudável para que o intestino trabalhe a todo vapor.

Mais saciedade

Uma alimentação rica em vegetais, frutas e grãos integrais é uma das bases de qualquer dieta saudável. Além disso, tais alimentos são amigos da nossa saciedade e contribuem para que tenhamos mais disposição e menos fome.

Leia mais: Alimentação saudável para a família: Como inserir na rotina

Pele mais bonita

Ainda, é possível que a alimentação saudável tenha um grande impacto positivo na saúde e na aparência da pele. Afinal, o aparecimento de acne e outros problemas dermatológicos são, muitas vezes, resultado de processos inflamatórios que acontecem no corpo em função do que ingerimos. Por exemplo, ao consumir grandes quantidades de açúcar o corpo tende a produzir oleosidade, como demonstram estudos feitos pelo Instituto Linus Pauling.

Leia também: Maneiras fáceis de tornar a alimentação saudável mais barata

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo