Alho: Benefícios que você talvez não conheça

O alho é um dos maiores queridinhos da culinária. Rico em benefícios, tem sido considerado o novo alimento saudável do momento. Dupla inseparável da cebola, é popularmente usado como tempero, mas também contém propriedades para uso medicinal.

É fonte de minerais, como manganês e selênio, ambos importantes para o organismo. O primeiro é essencial para o transporte de oxigênio no corpo. Já o selênio age no combate dos radicais livres, assim, atua diretamente com o sistema imunológico. 

Também, o alho é fonte de vitaminas, especialmente a C, essencial para a imunidade, e a B6, que age na síntese proteica

Com isso, o tempero pode ser usado para temperar carnes, saladas, molhos e macarrão, por exemplo. Além disso, também é possível preparar chá ou água de alho que, quando consumidos frequentemente, ajudam a diminuir o colesterol e a proteger o coração.

Uma porção de 28 gramas de alho contém:

  • Manganês : 23% da ingestão diária recomendada (IDR)
  • Vitamina B6 : 17% da IDR
  • Vitamina C : 15% da IDR
  • Selênio: 6% do IDR
  • Fibra: 0,6 grama
  • Quantidades significativas de cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1

Os muitos benefícios do alho

Há estudos que falam que o alho contribui para a melhoria do sistema cardiovascular, tem ação antidiabética, antioxidante e anti-inflamatória. Da mesma forma, ajuda a reduzir o enrijecimento das artérias e é bom para a digestão. Saiba mais:

Fortalece a imunidade

O alho é abundante em vitamina C, que está diretamente ligada à imunidade. Mas, não apenas isso, é também recheado de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 

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Favorece a saúde do coração

Dentre seus muitos benefícios, esse merece destaque. A princípio, o tempero é conhecido por reduzir a pressão arterial e combater a hipertensão. Da mesma maneira, ajuda na melhora dos níveis de colesterol.

Melhora a função cerebral

Prevenindo doenças como o Alzheimer e a demência, beneficia a saúde cerebral. Isso se deve à ação combatente frente ao processo oxidativo. 

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Aliado dos atletas

Fonte de energia, o alho reduz a fadiga, o que beneficia a prática de atividades físicas e melhora o desempenho de atletas. Além disso, previne que ocorra picos muito elevados da frequência cardíaca, que podem acarretar em, por exemplo, um infarto.

Combate vírus, fungos e bactérias

O alho possui um composto sulfurado, conhecido como alicina, que confere ação antimicrobiana. Portanto, inibe o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Da mesma maneira, ajuda a eliminar as toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo