Alho-poró: Propriedades e benefícios

O alho-poró é um vegetal da mesma família das cebolas e do alho, cuja origem acredita-se ser no Egito. É usado na culinária desde os tempos do Antigo Egito e, não só, sempre foi muito comum na cozinha do Oriente Médio. Eventualmente, disseminou-se pela Europa. Não apenas, é famoso por seu sabor suave.

Leia mais: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha

Propriedades do alho-poró

Por possuir um baixo índice glicêmico, é considerado um carboidrato complexo. Além disso, é fonte de vitaminas (K, A e C, principalmente). Também, é rico em manganês e folato. Também, contém flavonoides e polifenóis em sua composição.  

Benefícios do alho-poró

Diminui risco de doenças cardíacas

Sobretudo rico em flavonoides, tal qual em polifenóis, ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, bem como prover demais benefícios à saúde.

Leia mais: Alimentos que protegem o coração

Elimina toxinas do corpo

Por possuir ação diurética, o alho poró ajuda na eliminação de toxinas do corpo, sendo assim, também trabalha para diminuir a retenção de líquido.

Leia mais: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?

Fortalece o sistema imunológico

Além de tudo, ele possui propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórias, antivirais e antifúngicas, ou seja, fortalece o sistema imunológico e, portanto, evita que fiquemos doentes com frequência.

Leia também: Como fortalecer a imunidade

Rico em fibras

Os alimentos com mais fibras tendem a evitar picos de açúcar no sangue e até a diminuir o risco de diabetes tipo 2. Da mesma forma, uma dieta rica em fibras pode ajudar a promover a regularidade intestinal. Ainda, pesquisas mostram que uma alimentação cheia de fibras podem reduzir o colesterol LDL (ruim) e prevenir a aterosclerose, o acúmulo de placas nas artérias que podem levar a doenças do coração. 

Como consumir

Em princípio, por ser versátil e de sabor suave, faz parte das mais variadas e deliciosas receitas, tais como: 

Leia mais: Dúvidas sobre dieta low carb (conheça a Low Carb do Tecnonutri)

Tabela nutricional do alho-poró

Conheça a tabela nutricional do quiabo cozido aqui.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo