Alecrim: Para que serve e como usar

O alecrim é uma erva popular usada na culinária para adicionar sabor aos alimentos. Embora seu potencial culinário não tenha limites, o que não é tão conhecido é que o alecrim também tem muitos benefícios para a saúde.

As folhas de alecrim são frequentemente usadas como tempero para alimentos, especialmente na culinária mediterrânea e italiana. Como são aromáticas, elas também podem ser adicionadas ao sabor de carnes e sopas. 

A erva também é um ótimo complemento para os acompanhamentos, como vegetais. Uma xícara de 40 gramas de manjericão contém:

  • Calorias: 52 
  • Proteínas: 1,3 g
  • Lipídios: 2,3 g
  • Fibras: 5,6 g
  • Cálcio: 127 mg
  • Sódio: 10 mg

Leia também: Manjericão: Para que serve, propriedades e como usar

Benefícios

O alecrim é rico em compostos fenólicos que possuem forte ação antioxidante, que agem combatendo os radicais livres e previnem problemas como o câncer, derrames e doenças cerebrais degenerativas.

Aromaterápico

O óleo de alecrim é frequentemente usado na aromaterapia. É indicado para melhorar a circulação sanguínea e revitalizar os tecidos. Ajuda na retenção de água e flacidez. Como é um óleo estimulante, é indicado logo pela manhã para dar mais disposição. É bom para quem tem pressão baixa, tonturas ou fraqueza, além de ajudar a fortalecer e dar brilho aos cabelos e combater a caspa. É considerado o óleo dos estudantes, porque aumenta a memória e a concentração. Seu aroma combina com ambientes de trabalho e de criação. 

Leia também: Os temperos e ervas mais saudáveis para incluir na dieta

Como consumir

A erva pode ser ingerida in natura, como tempero, em pó ou ser usada na forma de óleo. Combina com carnes suínas, peixes e frango, assim como em sopas, molhos à base de tomate ou para aromatizar o azeite de oliva.

Como cultivar

O alecrim gosta de solo pedregoso e arenoso, pouca água e muita luz. Por outro lado, ele sofre em altas temperaturas.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.