Água de coco: Os benefícios da bebida

A água de coco é queridinha de muitos, e isso não se deve apenas ao seu sabor agradável, mas também aos benefícios que ela proporciona à saúde.

Ela é, como o nome diz, o líquido extraído de dentro do coco, o qual assemelha-se a água. Esse líquido é responsável pela nutrição do coco.

Quando maduro, o coco contém uma “carne” branca no centro. Essa carne é o que um dia foi o suco, ou seja, a água de coco que se transformou. Apesar disso, ainda resta um pouco do líquido. 

Para a nossa sorte, a fruta é facilmente encontrada em muitos lugares pelo país. Além de ser fácil de consumir e carregar. Não só, é um líquido altamente refrescante! Ou seja, perfeito para os dias de altas temperaturas.

Leia mais: Os melhores alimentos para os dias de calor

Benefícios da água de coco

É fonte de nutrientes 

O coco nasce da palmeira Cocos nucifera (nome científico) e, como já foi dito, é altamente nutritivo. Não poderia ser diferente com a sua água. Formada por aproximadamente 94% de água e uma pequena quantidade de gordura boa, essa bebida é excelente. 

Além disso, é fonte de potássio, manganês, magnésio, sódio, cálcio e vitamina C

Propriedades antioxidantes

Quando nos encontramos em situações de estresse, a resposta do nosso metabolismo é a produção de radicais livres. Quando em excesso no corpo, os radicais livres fazem com que entremos no estado conhecido como “estresse oxidativo”. Entre outros efeitos, provoca o envelhecimento precoce, certos tipos de câncer e demais doenças. Portanto, é sempre ideal evitá-lo. Mas como? 

Os antioxidantes funcionam de modo que previnem e combatem esse estresse. Desse modo, os antioxidantes ajudam a barrar o envelhecimento precoce, bem como a formação de tumores. 

Felizmente, a água de coco é rica em antioxidantes, cancelando seus efeitos maléficos dos radicais livres no corpo.

Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Previne problemas nos rins

Além de hidratar, ajuda especialmente aqueles que sofrem de problemas nos rins. Isso, pois as chamadas pedras nos rins formam-se quando cálcio, oxalato e demais compostos combinam-se, resultando em “cristais” na urina. 

Dessa forma, essa bebida ajuda no combate da formação de radicais livres, os quais responderiam aos altos níveis de oxalato na urina de forma que formariam os tais “cristais”.

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos rins

Por fim, outros benefícios da água de coco são:

  • Melhora da saúde do coração;
  • Redução da pressão arterial;
  • Melhora da performance física;
  • Hidratação prolongada.

É válido ressaltar, também, que ela é super versátil e pode substituir a água convencional em diversas receitas, assim, tornando-as nutritivas e saborosas.

Leia também: Óleo de coco: benefícios que você precisa conhecer

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo