Água de alho pode aumentar a imunidade?

A água de alho é uma das diversas maneiras de aproveitar os benefícios fornecidos pelas propriedades medicinais do alho. Além de render mais sabor para a comida, o alho é naturalmente anti-inflamatório e promove ação antiviral.

Ainda, é repleto de antioxidantes que combatem a ação de radicais livres e alicina, a principal substância responsável por seus poderes medicinais. Além disso, também é rico em minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.

Água de alho x imunidade

Por ser abundante em diversas propriedades importantes para a saúde do organismo, acredita-se que a água de alho possa aumentar a imunidade. Será que ela promove mesmo esse efeito?

O alho é cultivado há séculos e conhecido como um verdadeiro antibiótico natural. Sendo assim, é mesmo possível que sua água beneficie a imunidade e aumente a ação protetora do sistema imunológico.

Outros benefícios da água de alho

Alivia sintomas da gripe e resfriados

A água de alho pode ser eficaz ao controlar e aliviar sintomas de resfriados e gripes. Em suma, seu efeito calmante e também anti-inflamatório ajuda a reduzir os efeitos da baixa imunidade sobre o corpo, além de proteger as vias respiratórias.

Leia também: Chá de alho: Como fazer e quais os benefícios da bebida

Protege a saúde do coração

Além de ser excelente para as vias respiratórias, a água pode também ajudar a proteger a saúde cardiovascular. Basicamente, a bebida controla a pressão arterial. Sendo assim, pode atuar na prevenção de diversos problemas, como o ataque cardíaco.

Pode ajudar a prevenir a retenção de líquido

A retenção hídrica é principalmente causada pela baixa ingestão de água. Por isso, incluir a água de alho pode ajudar a manter a hidratação em dia e evitar a retenção de líquido e seus consequentes efeitos sobre o corpo.

Leia mais: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?

Como preparar a água de alho

  • 1 xícara de água a qualquer temperatura
  • 1 dente de alho deve ser depositado na xícara
  • Em seguida, beba a mistura após algumas horas
  • Também, é possível adicionar mel, limão, gengibre ou canela à bebida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo