Água de abacaxi: Para que serve e como fazer

A água de abacaxi pode ser feita em casa rapidamente e é excelente para quem busca desinchar o corpo, aliviar a retenção de líquido, as celulites e, ainda, pode auxiliar na perda de peso. Não só, a água de abacaxi também é hidratante e contém vitaminas importantes para a saúde.

Leia também: Água de alho pode aumentar a imunidade?

Benefícios da água de abacaxi

Efeito detox

A água de abacaxi ajuda a desintoxicar o corpo. Ou seja, por ser hidratante e diurética, ela facilita o trabalho dos rins e do fígado: de desintoxicar o corpo. Também promove maior sensação de saciedade.

Reduz o inchaço

Além disso, também por ser hidratante e diurética, ajuda o corpo a não reter líquidos em excesso. Sendo assim, reduz o inchaço previne o aparecimento de celulites, facilita a digestão e mais. Consequentemente, a redução do inchaço também pode ajudar na perda de peso.

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos rins

Fortalece a imunidade

Não só, o abacaxi é uma das frutas mais ricas em vitamina C. Por isso, sua água também contém a vitamina anti-inflamatória e pode a fortalecer a imunidade, além de prevenir processos inflamatórios. A água contém também bromelina, um analgésico natural.

Além de fortalecer a imunidade, a bebida pode também prevenir o estresse oxidativo, provocado pelos radicais livres e causador do envelhecimento precoce.

Repõe eletrólitos após a atividade física

Correu ou fez algum exercício que suou bastante? O potássio presente no abacaxi e em sua casca fornece os eletrólitos perdidos durante o treino. Inclusive, pode ser consumido durante o esforço físico para garantir o aporte de potássio. Assim, evita-se a fadiga precoce e suas consequências, como câimbras.

Como preparar a água de abacaxi

  • Pode ser preparada usando apenas a casca da fruta ou o próprio abacaxi – nesse caso, corte a fruta em pequenos cubos;
  • 1 litro de água deve ser fervido;
  • Em seguida, quando a água já estiver fervendo, adicione os cubos de abacaxi ou os pedaços de sua casca na água, onde deverão permanecer por cerca de 10 minutos;
  • Por fim, desligue o fogo e espere que a temperatura diminua. Despeje a água em uma jarra e sirva.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo