fbpx

Água alcalina: Vale a pena?

Já ouviu falar sobre a água alcalina? Ela ficou conhecida por, segundo alguns acreditam, “desacelerar o processo de envelhecimento, regular o pH do corpo e prevenir doenças crônicas. Mas será que isso tudo é mesmo verdade? 

O termo “alcalina” refere-se ao pH dessa água diferenciada. A escala de pH varia entre 0 e 14, ácidos e bases. Os ácidos são substâncias cujo pH é menor que 7. Já as básicas (bases), possuem pH maior que 7. 

Nesse sentido, o pH da água alcalina é mais básico que o da “água normal”, que é 7, ou seja, é neutro.  Assim, o pH da água alcalina varia entre 8, 9 e 10, portanto, muitos acreditam que, por isso, essa água possa “alcalinizar” o pH do corpo humano. 

Leia mais: Pode tomar água no jejum intermitente?

É realmente eficaz? 

Profissionais da área da saúde afirmam que não há pesquisas em quantidade suficiente sobre o assunto, ou seja, sua eficácia não é comprovada

Vale explicar ainda que comemos ou bebemos de produtos ácidos no dia a dia é insignificante perto do ácido que produzimos metabolicamente. Pra se ter uma ideia, se fôssemos beber água alcalina para neutralizar todo o ácido que produzimos a cada dia, teríamos que beber 205 mil litros de água com pH de 10 .

Também, um estudo do renomado instituto de saúde americano Mayo Clinic afirma: a água regular ainda é sua melhor opção.

Há riscos em seu consumo?

Ainda que alguns profissionais aconselhem evitar consumir essa água e recomendem o consumo da água regular, não há riscos cientificamente comprovados que estejam ligados ao consumo da água alcalina.

Leia mais: Tomar água com limão emagrece?

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Elimine até 7kgs em apenas 6 semanas!

 
 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo