Aeróbico em jejum: O que é e como fazer

Os exercícios aeróbicos trazem diversos benefícios, especialmente para quem deseja emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) . Muitos optam por praticar algo um tanto quanto polêmico: o aeróbico em jejum. Mas será que realmente vale a pena?

Para entender melhor, os aeróbicos são exercícios que utilizam o oxigênio como fonte de energia para queima de gordura, como por exemplo, corrida, bicicleta e esteira. 

Como funciona

O aeróbico em jejum – também conhecido como AEJ – consiste em treinar sem se alimentar. A prática é feita em baixa intensidade e logo pela manhã, depois de acordar e antes de ingerir qualquer alimento. 

Quando estamos em jejum, as reservas de glicose se esgotam e o corpo precisa de outra fonte de energia, como a gordura. Desse modo, o foco principal do aeróbico em jejum é fazer com que o corpo utilize fontes de gordura para gerar energia

Nesse sentido, é importante lembrar-se de beber água antes, durante e após o exercício e evitar realizá-lo todos os dias ou por um período prolongado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos. Desse modo, você pode escolher qual é o melhor período para praticar.

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Pontos positivos

Um dos principais benefícios do aeróbico em jejum é a queima calórica. Além disso, também ocorre um aumento da massa muscular, pois há um estímulo na produção do hormônio GH, responsável pelo crescimento.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Uppsala, instituição sueca, quem pratica exercícios aeróbicos em jejum é capaz de queimar três vezes mais gordura do que aqueles que treinam após a ingestão de alimentos. De acordo com a análise, o exercício aeróbico em jejum, quando feito pela manhã, faria o corpo a buscar energia diretamente nas reservas lipídicas.

No entanto, a quantidade de estudos publicadas sobre o tema ainda é insuficiente para ter alguma comprovação. 

Leia também: Exercício aeróbico ou musculação: O que queima mais calorias?

Pontos negativos

Assim como outros métodos, o aeróbico em jejum também possui riscos. Quando estamos em jejum, os níveis de açúcar no nosso corpo pode cair, o que gera vários malefícios para a saúde. Dessa maneira, você pode se sentir fraco e a pressão arterial pode baixar, o que leva a tonturas e enjoos ou até mesmo desmaios. Também pode ocorrer a perda de massa muscular devido ao aumento da quebra de proteínas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo