Por que os adultos também precisam de brincadeira?

É importante não deixar os nossos níveis de estresse se elevarem. Para isso, é essencial que você tenha pelo menos uma atividade que faça regularmente apenas por diversão. Muitos pensam que brincadeira é coisa de criança, mas não é por aí. 

Hobbies e outras brincadeiras fornecem uma maneira divertida de aprimorar habilidades, expressar sua criatividade ou simplesmente desabafar. Além disso, quando você realmente se interessa por uma atividade que gosta, acaba experimentando um estado conhecido como fluxo, no qual seu cérebro está em modo quase meditativo, o que traz benefício para o corpo e a mente. 

Leia também: Aprender uma nova língua pode melhorar a saúde do cérebro

Assim, trazem mais alegria e felicidade à vida, e também podem ser uma ótima maneira de aliviar o estresse. Algumas pessoas são capazes até de transformar hobbies em carreira em algum momento, e acabam com um estilo de vida em que seu trabalho é uma brincadeira. 

Outro benefício da diversão é o aumento do humor que ela pode trazer. Sendo assim, atividades que aumentam o bom humor podem nos levar a ser mais fortes diante do estresse. 

Dessa forma, divertir-se com os outros pode trazer uma sensação de conexão que fortalece os relacionamentos e cria apoio social. Assim, é importante para o bem-estar geral. 

Benefícios de ter hobbies

  • Estimula a criatividade: Uma atividade que envolva paixão é extremamente estimulante para os setores criativos da mente.
  • Interações positivas: Mais um ponto positivo dos hobbies está na possibilidade de desenvolvimento de novas interações, conexões com pessoas completamente diferentes. 
  • Motivação: Ajuda a recuperar a parcela de motivação que você acha que está perdida.
  • Propósito: Ao se sentir esgotado, muitas vezes se perde a noção de propósito, algo que o diferencie dos demais. Portanto, ao desenvolver um hobbie, você recupera seu propósito, e muitas vezes a autoestima.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo