Adaptabilidade: O que é, vantagens e como desenvolver

A adaptabilidade é a capacidade de adaptação. Ou seja, é um conjunto de habilidades que facilitam a adaptação de um indivíduo a encarar novas situações e cenários facilmente. 

As mudanças são constante em nossas vidas e, ao em vez de reclamar e pensar negativo, precisamos pensar racionalmente, buscando formas de nos adaptar melhor a cada uma delas. Dessa maneira, seja na vida pessoal ou profissional, precisamos nos adaptar a diversos acontecimentos a fim de lidar melhor com as emoções resultantes. 

Além disso, a adaptabilidade também é fundamental para os relacionamentos interpessoais. Isso porque as pessoas se tornam mais flexíveis em relação a opinião do próximo, mantendo o respeito em primeiro lugar. 

comer bem e cuidar da mente

Dicas para desenvolver a adaptabilidade

Desenvolver a habilidade de se adaptar não é uma tarefa fácil, portanto, veja algumas dicas que podem ajudar:

Pense nas mudanças como oportunidades

Quando surgem mudanças, geralmente a reação imediata é vê-la como uma dificuldade maior do que realmente é. Contudo, o recomendado é se ajustar às transformações ocorridas, encarando aquilo como uma nova oportunidade, focando nos benefícios e ganhos que podem vir como consequência. 

Leia também: Roda das emoções: Saiba como identificar os sentimentos

Identifique seus sentimentos

As mudanças trazem à tona sentimentos de ansiedade e medo, pois o indivíduo acredita não ser capaz. Por outro lado, com o autoconhecimento é possível identificar o motivo pelo qual surgiram essas emoções, antes que isso possa prejudicá-lo.

Adaptabilidade surge do otimismo

Ao contrário do otimismo, o pessimismo faz o indivíduo criar ilusões desagradáveis, imaginando sempre o pior. Por isso, em qualquer mudança que ocorra na sua vida é importante ter uma visão mais otimista, para atingir o processo de adaptabilidade.

 O otimismo promove a longevidade, reduz os riscos de doenças cardíacas, derrame, e também pode diminuir a inflamação.

Leia também: Otimismo pode reduzir inflamação, diz estudo

Tenha autoconfiança

Por mais que algumas situações possam não sair da forma como você esperava, confie em si mesmo. Reconheça seus defeitos e que nem tudo pode dar certo na primeira vez. Mas também reconheça suas qualidades e conquistas, percebendo o quanto é capaz.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo