Como usar a acupuntura a favor da imunidade

A acupuntura possui diversos benefícios. Essa técnica milenar desenvolvida pela Medicina Tradicional Chinesa consiste na aplicação de agulhas espalhadas em regiões do corpo. Assim, auxilia no tratamento de questões físicas e emocionais como enxaqueca, ansiedade e dores musculares. Mas você sabia que a técnica também pode ser usada a favor da imunidade?

Para prevenir e combater qualquer doença é importante ter um bom sistema imunológico. Alguns estudos mostraram que a acupuntura tem um grande efeito na imunidade celular e humoral, o que significa que ela pode promover sua resposta imunológica para combater antígenos. Portanto, essa terapia alternativa dará às células é uma ótima opção para combater germes e vírus.

Leia também: Benefícios da acupuntura para o cérebro

Dessa forma, a acupressão é um método de enviar um sinal ao sistema nervoso para “ativar” seus próprios mecanismos de autocura ou de regulação. No entanto, em vez de apenas usar agulhas, você pode também usar a pressão das pontas dos dedos.

Acupuntura para aumentar a imunidade

Acuponto LI 4: Localizado no ponto mais alto do monte muscular, diretamente no centro quando você aperta o polegar contra o dedo indicador. O LI4 melhora a imunidade, diminui a dor no rosto e no pescoço, além de ativar a circulação. 

Acuponto ST36: Localizado três dedos abaixo do joelho. O ST36 é um dos pontos mais específicos no sistema de meridianos da Medicina Tradicional Chinesa. O ST36 também ajuda a atingir baixa imunidade, doenças crônicas, má digestão, fraqueza geral e fadiga.

Acuponto LI 11: Facilmente localizado com o cotovelo flexionado, o ponto é encontrado entre o antebraço e o cotovelo. O funcionamento do LI 11 inclui redução de febres altas e problemas de circulação.

Acuponto LV3: Esse ponto fica no “peito” do pé. O LV3 é um dos pontos de acupuntura mais comumente usados ​​para tratar distúrbios emocionais. Além de também funcionar na imunidade, acalmando o fígado e o sistema nervoso, o que tem um efeito positivo na imunidade e aumenta a circulação.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo