Açúcar de maçã: Conheça o adoçante natural

Sabia que existe açúcar de maçã? Pois é, e ele é natural, ou seja, extraído da própria fruta, e é um substituto para o açúcar refinado. Hoje, essa é uma das opções mais saudáveis disponíveis, pois é natural, rico em fibras e inteiramente frutose, ou seja, o açúcar natural encontrado nas frutas.

Esse açúcar é altamente fibroso: apenas cinco colheres dele provêm a dose diária recomendada de fibras. Como é produzido com casca e possui elevador teor de fibras, sua absorção é mais lenta, conferindo menor índice glicêmico em relação ao açúcar branco. Ainda, é absorvido lentamente pelo corpo, o que evita que haja picos e quedas glicêmicas acentuadas. Promove a sensação de saciedade por mais tempo, o que evita que comamos em excesso.

Leia mais: Motivos para comer maçã todos os dias

Benefícios do açúcar de maçã

Livre de conservantes 

De fato, esse açúcar é natural, visto que não possui sequer a adição de conservantes ou maltodextrina, muito querida pelos adeptos da musculação

Leia também: Açúcar causa inflamação no organismo?

Ajuda no emagrecimento

Fonte excelente de fibras, esse açúcar promove uma duradoura sensação de saciedade. Além disso, facilita o trânsito intestinal, o que evita a constipação e o inchaço.

É versátil

Em princípio, esse adoçante natural pode ser adicionado em quaisquer bebidas e, não só, em diversas receitas, pois pode substituir perfeitamente outras versões do açúcar. Em comparação com o mel, outro adoçante tido como saudável, essa versão é uma opção vegana

Há contraindicações para o consumo do açúcar de maçã?

Por via de regra, não há contraindicações exclusivas em relação ao açúcar de maçã. Ainda assim, é sempre essencial consultar um profissional da saúde de fazer mudanças ou adições na sua alimentação. Por fim, vale ressaltar que, apesar de ser uma versão mais saudável, ainda assim é um açúcar. Portanto, precisa ser consumido com moderação. A ingestão excessiva de açúcar pode causar obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

Leia mais: 6 passos simples para diminuir o consumo de açúcar

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo