fbpx

Açúcar de beterraba x açúcar da cana: Qual é mais saudável?

O açúcar de beterraba é uma alternativa ao açúcar branco comum (da cana). Ambos são encontrados em uma variedade de alimentos, incluindo doces, alimentos processados, assados ​​e refrigerantes. Mas, será que um deles é mais saudável do que outro?

O que é açúcar de beterraba?

O açúcar de beterraba é derivado do vegetal de mesmo nome. Depois da cana, a beterraba está entre as plantas mais comuns utilizadas na produção de açúcar refinado, melaço e açúcar mascavo. No entanto, como a fonte do açúcar nem sempre é divulgada nos produtos e rótulos dos alimentos, pode ser difícil determinar se eles contêm o de beterraba ou cana.

Diferenças na produção 

Uma das maiores diferenças entre beterraba e açúcar de cana é seu método de processamento e produção. O produto obtido por meio da beterraba é produzido usando um processo que envolve o vegetal em fatias finas para extrair o suco natural. Depois, o suco é purificado e aquecido para criar um xarope concentrado, que é cristalizado para formar açúcar granulado. 

O açúcar de cana é produzido usando um método semelhante, mas às vezes processado usando carvão de osso, um ingrediente produzido por carbonização dos ossos de animais. Assim, o carvão ósseo ajuda a clarear e filtrar o açúcar branco. 

Embora o osso não seja encontrado no produto final, pessoas que desejam reduzir a ingestão de alimentos feitos com produtos de origem animal – como veganos ou vegetarianos – podem querer levar isso em consideração.

Leia também: Açúcar causa inflamação no organismo?

Como se comportam nas receitas

Embora sejam quase idênticos em termos de nutrição, eles podem funcionar de maneira diferente nas receitas. Isso ocorre, pelo menos em parte, devido a diferenças distintas em termos de sabor, que podem afetar a forma como os tipos de açúcar alteram o gosto dos pratos.

O ingrediente derivado da beterraba tem um aroma terroso e oxidado e sabor residual de açúcar queimado, enquanto o açúcar de cana é caracterizado por um sabor mais doce e um aroma mais frutado.

Além disso, alguns chefs e padeiros afirmam que diferentes tipos de açúcar alteram a textura e a aparência do produto final em algumas receitas. Contudo, diz-se que o açúcar de cana carameliza mais facilmente e resulta em um produto mais uniforme que o açúcar de beterraba. Já o de beterraba, por outro lado, pode criar uma textura mais crocante e tem um sabor único que funciona bem em certos produtos assados.

Valor nutricional 

Nutricionalmente os dois são quase idênticos. Independentemente da fonte, o açúcar refinado é essencialmente sacarose pura, composto por moléculas de glicose e frutose. Por esse motivo, consumir grandes quantidades de açúcar de beterraba ou de cana pode contribuir para o ganho de peso e o desenvolvimento de condições crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e problemas hepáticos.

Leia também: Açúcar de maçã: Conheça o adoçante natural

Desafio: Elimine 10kgs em 2 meses

Você vai emagrecer mais de 1kg por semana!

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.