fbpx

Acordar com música pode deixar você mais alerta que alarme

Você provavelmente já dormiu ouvindo música e caiu rápido no sono. No entanto, acordar com música tem o efeito contrário, pode deixar você mais alerta que alarme despertador tradicional.

Ter dificuldades para acordar e sentir mal-estar pode estar relacionado ao tipo de alarme que você está usando, segundo um estudo comandado pela Universidade de Melbourne, na Austrália. Assim, se você estiver usando um tom mais agudo para acordar, você pode se sentir tonto.

Leia também: Conheça a música que reduz sua ansiedade em até 65%

O que diz a análise

A pesquisa, publicada na revista científica PLoS One, envolveu 50 pessoas, e cada uma recebeu um questionário que poderia ser preenchido anonimamente em casa. Os entrevistados foram questionados sobre o tipo de som que preferiam acordar e como se sentiam em relação a esse som. 

Assim, os pesquisadores descobriram que os sons de alarme considerados “melódicos” estavam ligados a pessoas que achavam mais fácil ficar acordadas e alertas. 

Leia também: Os benefícios da música para a saúde

Dessa forma, seria um grande benefício para muitos combater a inércia do sono (sonolência que sentimos ao acordar) com os sons de alarmes que usamos. Entretanto, o estudo necessita de mais pesquisas para tirar conclusões exatas.

Dicas para acordar mais rápido

Existem algumas maneiras para você acordar mais rápido e disposto, enquanto ainda é cedo para fazer recomendações a respeito de acordar com música.

  • Durma o suficiente: Não há nada melhor do que dormir o suficiente – pelo menos 7 a 8 horas por dia – para acordar mais disposto.
  • Mantenha um horário regular de sono: Ter um horário de sono regular faz nosso corpo se sair melhor durante o resto do dia.
  • Evite álcool na hora de dormir: O consumo do álcool tem sido associado à insônia e ao sono de baixa qualidade. 
  • Seja mais ativo durante o dia: Praticar atividade física pode melhorar a qualidade e duração do sono. 
 
 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo