Acordar cedo pode mudar a vida – para melhor

Quem nunca se sentiu culpado por ficar até mais tarde na cama ou por ter deixado a preguiça falar mais alto e escapado a malhação matinal?

Acontece que existem motivos reais para acordar cedo, além de postar uma selfie 7h da manhã na academia.

As pessoas que acordam cedo sentem-se mais felizes e saudáveis ​​do que quem deixa para sair da cama depois das 8h, de acordo com um estudo publicado na revista Emotion.

Há razões biológicas para se acreditar nas vantagens de acordar cedo, já que o corpo humano é diurno, ou seja, foi realmente “programado” para funcionar de manhã. Nossos relógios biológicos nos levam à ação matinal para aproveitar os benefícios da luz do dia e, assim, evitar condições médicas como deficiência de vitamina D, distúrbios afetivos sazonais, obesidade e muito mais.

O problema é que a vida moderna pode desrespeitar o relógio interno. Coisas como turnos de trabalho noturnos, mídias sociais, vizinhos barulhentos, chefes exigentes e TV de madrugada muitas vezes mantêm você acordado, fora do ritmo natural do organismo.

Entretanto, o esforço para ser uma pessoa mais matinal vale a pena: aqueles que acordam às 7h têm uma chance menor de ficar estressados, deprimidos e obesos, de acordo com um estudo da Universidade de Londres.

Já um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Northwestern Feinberg, em Chicago, no Estados Unidos, descobriu que as pessoas que gostavam de aproveitar a luz do dia logo cedinho tinham IMC mais baixo do que aquelas que ficavam ao ar livre mais perto da noite.

Malhar pela manhã também é melhor

Pesquisas apontam que quem se exercita de manhã queima até 20% mais de gordura do que se a mesma atividade fosse feita em outro horário do dia. Só não vale malhar, correr ou fazer qualquer outra modalidade esportiva de estômago vazio.

Ser uma pessoal matinal pode levar tempo, mas uma vez que você está lá, os benefícios serão colhidos pelo resto do dia.

Leia também: 8 motivos para se exercitar logo pela manhã

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.