Ácido ursólico aumenta a massa muscular? Saiba mais

O ácido ursólico (AU) é um composto natural encontrado em diversas folhas, flores e frutos. Seus benefícios incluem ação anti-inflamatória, efeitos antioxidantes e auxilia na perda de peso e aumento dos músculos. Portanto, se você está buscando o ganho de massa muscular para obter a hipretrofia, este ácido pode ser uma ótima opção.

O que dizem as pesquisas

Um estudo publicado no Korean Journal of Physiology Pharmacology buscou entender a relação entre o ácido ursólico e o ganho de massa muscular. 

Dessa maneira, a pesquisa contou com a participação de 16 homens saudáveis com idade entre 29 e 37 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu 450mg de ácido ursólico por dia, e o segundo recebeu placebo. 

Durante esse período, os participantes foram monitorados por telefone, e-mail, questionários e visitas ao laboratório durante o curso da pesquisa. Além disso, eles praticaram treinamentos de resistência. 

Assim, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o treinamento de resistência em combinação com a suplementação de AU reduziu a porcentagem de gordura e aumentou a força muscular e a irsina.

A irsina é um hormônio que tem como foco aumentar o gasto de energia, sua produção é feita através dos exercícios físicos e contribui para combater doenças metabólicas. Como por exemplo, a obesidade e o diabetes.

A relação entre a perda de peso e o ganho de massa muscular

O excesso de peso está relacionado a baixos níveis de massa muscular. Pois, quando as pessoas realizam dietas por conta própria – sem o acompanhamento de um profissional – há perda de massa muscular e redução de força. Como consequência, gera ganho de peso, podendo aumentar as chances de obesidade.

Pelo fato de as pessoas acima do peso adotarem um estilo de vida sedentário, ocorrem quadros de sarcopenia, em que a massa muscular corporal se encontra abaixo dos valores normais. 

Leia mais em: Sarcopenia: O que é, sintomas e como evitar

Assim, é essencial ter o acompanhamento de um nutricionista. Além da prática de exercícios físicos, a ingestão de alimentos ricos em ácido ursólico irá ajudar a obter os resultados desejados.

Alimentos com ácido ursólico 

Você pode encontrar o ácido ursólico nos seguintes alimentos:

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo