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Motivos para comer mais abóbora

Excelente ingrediente em receitas doces e salgadas, a abóbora está presente da sopa ao doce. Muito nutritiva, ela contém mais vitamina A do que a couve, mais potássio do que a banana e mais fibras do que a quinoa.

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Uma porção desse vegetal contém apenas 30 calorias, doses generosas de vitamina C, potássio, vitamina B, ferro, magnésio e cálcio. Como se não fosse o suficiente, confira mais razões para incluir essa delícia em seu cardápio: 

Fonte de fibras

Uma xícara de abóbora tem cerca de sete gramas de fibras ( 20% da quantidade diária recomendada). Tal componente promove saciedade, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e mantém sua energia durante todo o dia.

É cardioprotetora

A abóbora é repleta de minerais reguladores da pressão arterial, como potássio, magnésio e ferro. Eles são necessários para fornecer oxigênio aos glóbulos vermelhos. Surpreendentemente, uma xícara de abóbora carrega 14% do seu valor diário de potássio –  enquanto uma banana tem 12%.

Melhora a imunidade 

O vegetal é fonte de betacaroteno, um importante antioxidante para a integridade e saúde da pele – bem como vitaminas C e E, também importantes para reparar as células do corpo de danos. Dietas ricas em antioxidantes e potássio também estão ligadas a ajudar a reduzir o risco de câncer.

E a semente de abóbora?

É rica em fibras, proteína e gordura – insaturada, na maior parte. Essa semente também concentra vitaminas (ácido fólico e niacina) e minerais (selênio, magnésio, potássio e, principalmente, zinco). A semente de abóbora também é fonte de vitamina E, um potente antioxidante que tem efeito antienvelhecimento e protege a pele e os cabelos

Transformada em farinha, ela diminui a glicemia, os triglicérides e o colesterol, mas pode ter efeito laxativo. 

Como consumir: torrada, com a casca e sem sal. De sabor neutro, as sementes combinam com sopas, saladas, risotos e  ovos mexidos.

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Redação
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