6 alimentos que contêm mais potássio do que banana

O potássio é um nutriente crucial em qualquer dieta. Investir em uma alimentação rica nesse mineral é essencial para a manutenção da força muscular, o bom funcionamento da função nervosa e até a saúde do coração. 

A indicação de consumo é de 4700 mg por dia, e quem não consegue chegar nessa quantidade pode sofrer de fadiga, cãibras musculares, palpitações cardíacas e tonturas.

Você provavelmente já ouviu falar que as bananas estão cheias de potássio, o que é verdade. A fruta contém 422 mg em cada porção de tamanho médio, mas certamente não é o único caminho (ou até mesmo o melhor) para ingerir este importante mineral.

Pronto para alcançar sua cota diária? Aqui, reunimos seis alimentos ricos em potássio – todos com mais nutrientes do que uma banana.

Batata doce

Tubérculo presente nas refeições dos viciados em academia, a batata doce tem cerca de 542 mg de potássio por unidade. O alimento ainda é um grande aliado do emagrecimento, já que é uma ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico – que dificultam o acúmulo de gordura no corpo. 

Abacate

Queridinha da vez, a fruta apresenta 487 mg do mineral em meia porção. Apesar do alto valor calórico, o abacate é também um dos melhores alimentos para controlar o colesterol e minimizar o risco cardíaco.

Damasco seco

Fácil de carregar, a fruta é uma excelente opção de lanche no meio da tarde. Em seis unidades é possível encontrar 430 mg de potássio.

Espinafre

Seja na salada, massa ou no suco, o vegetal tem 839 mg de potássio por xícara cozida. Suas folhas ainda melhoram o funcionamento do fígado, que passa a eliminar toxinas de maneira mais eficiente.

Abóbora

A abóbora tem uma contagem impressionante de potássio, com 896 mg em uma xícara de cubos cozidos. Versátil, ela pode ser consumida em receitas doces ou salgadas.

Feijão preto

Além do alto índice de proteína, o feijão tem 739 mg de potássio. Rico em fibras, ele ainda ajuda a combater o colesterol. 

Leia também: 7 alimentos que contêm mais cálcio do que leite

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.